Sinal de alerta para a saúde dos homens

Você sabia que a cada 7 minutos um homem é diagnosticado com câncer de próstata e que, se identificado precocemente, 90% desses casos poderão ser curados? Durante todo este mês, conhecido como Novembro Azul, médicos especialistas chamam atenção para a necessidade de tomar todos os cuidados contra o câncer de próstata.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima 65.840 novos casos de câncer de próstata até o final deste ano. O Hospital da Baleia, referência no atendimento oncológico, realizou entre janeiro e dezembro de 2019, mais de 3.500 consultas ambulatoriais relacionadas ao câncer de próstata. Foram 142 cirurgias, 213 sessões de quimioterapia, mais de 1.700 sessões de radioterapia, além de mais de 2.000 sessões de hormonioterapia.

“O câncer de próstata é o segundo mais comum no homem e pode ser descoberto em fases mais precoces quando se faz o rastreamento da doença. A consulta com urologista, o exame de PSA e o toque retal compõem um tripé que aumentará em muito as chances de se prevenir a doença em estágios mais avançados, trazendo a possibilidade de cura aos pacientes”, alertou o médico urologista da Clínica Mais Baleia, Daniel Pianetti.

Ainda de acordo com o médico, é fundamental que os homens acima de 50 anos procurem um urologista anualmente para a realização dos exames.  No entanto, aqueles que têm parentes com câncer de próstata devem procurar médico a partir dos 45 anos, assim como a população afrodescendente.

Veja quais são os sintomas que precisam ser investigados, segundo INCA:

  • Dificuldade de urinar;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
  • Sangue na urina.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Compartilhar no Whatsapp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on linkedin
Compartilhar no Linkedin